segunda-feira, 22 de outubro de 2007

PRÓLOGO

Alguns meses atrás, eu estava tendo uma daquelas conversas com um amigo, uma pessoa consciente e sensata, que acredita no ser humano e na transformação de um mundo mais democrático, estávamos falando sobre algumas idéias relacionadas ao movimento social em nossa "província", e quando ele ouviu algo que comentei (não recordo), logo deu a idéia de eu confeccionar um blog para socializar minhas indagações acerca dos problemas sociais e políticos de Joinville. Esse mesmo amigo esteve algum tempo atrás na Argentina, e de presente me trouxe um livro de bolso do autor do país homônimo Ernesto Sabato, entitulado La resistencia, num de seus ensaios abordava questões relacionadas aos valores sociais cultivados há séculos pela humanidade e que estes, em seu ponto de vista, já estariam obsoletos, uma delas seria a tradição oral e as sociabilidades, o saber da própria história, o encontro entre as pessoas de forma constante trazia um ar fraterno, e continuando a leitura, ele faz algumas observações, também, referentes à memória e a importância desta para a cidadania, a consciência histórica é algo que não devemos abrir mão, e nas palavras de Sabato: Creo em los cafés, em el dialogo, em la dignidad de la persona, em la libertad. Siento nostalgia, casi ansiedade de um infinito, pero humano, a nuestra medida. Sabato faz uma breve crítica ao mundo virtual, como limitação no desenvolvimento e nas sociabilidades dos indivíduos, e é interessante trazer essa discussão para um espaço virtual, pois não se trata aqui de amaldiçoar a internet, pelo contrário, as culturas se mostraram dinâmicas ao passar dos anos. Com o advento da globalização, a comunicação é um fator que pode contribuir para a construção do conhecimento e autocrítica, podemos através desta, nos expressar de uma forma mais direta e alcançar dimensões que só as mídias corporativas tinham antes, ou seja, o bom usufruto deste meio pode trazer resultados positivos para qualquer que seja o movimento sócio-cultural. Fazê-lo-emos então um espaço de democratização do conhecimento, informações coerentes com a realidade, podemos fazer deste um arcabouço das posteriores práticas sociais.
As palavras que simbolizarão esse blog são: amor, esperança, música, movimentos sócio-culturais, espaço democrático, consciência histórica e social, direitos humanos e cidadania, luta pela dignidade e direitos básicos como nossa constituição prevê.
Quero agradecer aqui também minha companheira por sempre acreditar em mim, precisamos de alguém para nos motivar, sem cair em contradição.

3 comentários:

Maikon K disse...

mano....
começou mto bem.....
mandou ver um sabato, perfeito, agora é só continuar com toda força...
motivações e inspirações vc tem...
Abraços hermano.
:-)

Anônimo disse...

Por vezes temos muito o que fazer... as palavras soltas na cabeça, clamando para serem materializadas. E é aí que entram as novas tecnologias como forma de democratizar a comunicação e o conhecimento.

Um brilhante início, com sábias palavras... contentes de terem sido materializadas de forma tão sincera.

E agora é tocar em frente e soltar o verbo.

Com carinho e muito amor

Anônimo disse...

Na primeira frase onde se lê fazer, leia-se, dizer