quarta-feira, 19 de novembro de 2008

De Quem para Quem???




Folheando o AN desta quarta-feira dia 19/11/2008, especificamente no ANexo, deparo-me com algo estranho, digamos misterioso, uma matéria sobre AMJ (Associação dos Músicos de Joinville).

A reportagem fala de um “sindicado” criado para os “rockeiros” da cidade há 2 anos (?) e logo me veio a primeira indagação – Sindicato??? – Acabei de ter a primeira informação sobre..., mas há muito que se revelar, pois Joinville tem a mania de encarar músico aquele (a) que toca em Bares e Shoppings para receber bons trocados, em troca de boa música reproduzida - os emepebistas.


Outra pergunta veio quando a abordagem foi diretoria, primeiro vou reproduzir um trecho do que se escreveu sobre: “Faz dois anos que os roqueiros joinvilenses ganharam um sindicato dedicado a eles. Este ano, ele foi oficialmente batizado de Associação dos Músicos de Joinville (AMJ), e moldado para que pensasse no incentivo à disseminação de todos os gêneros musicais e não apenas do rock’ n’ roll. Dirigida pelo maestro José Mello, a AMJ formou em setembro de 2008 uma expressiva equipe de diretores que conhecem muito bem o cenário artístico da cidade. Após dois meses de reuniões e análises, a associação resolveu contar os planos que tem para a área musical joinvilense.” – Subentende-se aí que essa “Associação dos Músicos” irá representar oficialmente os músicos de Joinville... Eu nunca ouvi falar de AMJ, muito menos de sindicato, até então (duas surpresas), tenho banda e conheço muitas pessoas que estão direta ou indiretamente ligadas à música há muito tempo aqui nessa cidade e não me contaram. Quem é José Mello??? [1] O problema não é só esse, mas também quando se fala de uma “[...] expressiva equipe de diretores que conhecem muito bem o cenário artístico da cidade[...]”, sem comentários...


A cidade vem de uma nova geração de bandas sedentas, com música de qualidade e diferente de tudo que se viu antes na cidade e, infelizmente, um grupo decide tomar as rédeas da Música de Joinville, dizendo o que ou não fazer com ela... (Entendo eu como “Associação”, uma organização que contemple o grupo de um determinado local, organizados e pertencem a um determinado seqguimento – independente de gênero, grau ou razão – e que juntos representem a linguagem ou manifestação deste contexto).


Contudo, desde 1999 eu toco em uma banda e nunca houve qualquer contato com algo dessa natureza, a não ser, um embrião formado por alguns músicos há 4 ou 5 anos atrás, que não saiu da casca devido à falta de coletivismo de alguns, que hoje fazem parte deste grupo acima citado.


Quem é Músico para AMJ???


Devo pensar que esta associação ficará restrita para um grupo seletivo, como segue outros seguimentos artísticos da afamada Jacucity, mero mercado empresarial com um tom maior de EGOCENTRISMO.


[1] Assim dá para ter uma idéia de quem é: http://www.colunista.com.br/mello/index.htm

Fonte: A Notícia.